VIVENCIAL

Viver o cotidiano não exime da tarefa de pensá-lo, como não o faz a prática de experienciar a cultura em suas formas mais acabadas, inclusive naquilo em que nelas se imiscui a chamada vida comum. A proposta deste blog é constituir um espaço de intersecção entre esses campos vivenciais para pessoas que, como nós, têm na reflexão crítica um imperativo para a existência digna do corpo e do espírito – individual e social.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quem disse que os cães não cantam?

 

Este não é um blog de postagens de discos, mas acho que não compartilhar algumas das pequenas grandes descobertas que faço em blogs desse tipo seria muito egoísmo. Ainda mais às vésperas do Natal... Sou extremamente grato ao Earls Psychedelic Garden por me apresentar essa banda da qual, há alguns dias, eu sequer havia ouvido falar: The Radiators from Space, uma banda punk/pós-punk irlandesa da segunda metade dos anos 70, antes que seu líder e vocalista Phil Chevron se tornasse guitarrista dos impagáveis The Pogues.

Quem seguir a ordem dessa coletânea fantástica vai conferir como Chevron & cia. “evoluem” de um punk skazeado, melodioso mas primal, para sons quase inclassificáveis. E isso no espaço-tempo de apenas dois discos (o segundo, inteiro na coletânea). The Clash parece ser a influência básica dos radiadores – que, aliás, depois participaram de um tributo a Joe Strummer -, mas a principal diferença, a meu ver, é a grande afinidade com a surf music, inclusive nas melodias, simples mas que talvez não desagradassem ao eterno beach boy Barry Wilson, e não raro devidamente duplicadas ou adornadas por duos e corinhos.

O resultado geral, às vezes, é meio espalhafatoso, como na barafúndia de “Confidential”, mas mesmo aí a qualidade harmônica, a segurança rítmica e uma energia avassaladora garantem uma sonoridade interessante - uma potente viagem esquizodélica. Quando a pegada é mais básica, como em “Johnny Jukebox”, ou quando o vocal é mais sarcástico, como em “Kitty Ricketts”, percebe-se que a veia meio vira-lata do início nunca se perdeu.

O que me faz lembrar da minha banda brasileira de psychobilly preferida, aliás, uma de minhas bandas oitentistas preferidas, os Kães Vadius. Já tive a chance de discutir, por e-mail, minha preferência quanto aos dois discos da banda com seu mentor e vocalista, o ignóbil Hulkabilly, e ainda não abro mão de minha opinião: precário, mal gravado que seja, o début Psychodemia é, para mim, um clássico absoluto.

O lado “conceitual” do disco - ou seja, o enredo que suas letras costuram, e que o próprio Hulk plasmou, no encarte, numa HQ igualmente “clássica” - serviria de pasto para uma análise das torpezas (i)morais dos anos 80 (mas não sou eu quem vai fazer isso; não agora, pelo menos). Quem acha as letras do Camisa de Vênus ou dos Velhas Virgens sexistas é porque nunca ouviu os Kães - e, no entanto, o som, "pirado e veloz", é também delicioso: corinhos envolventes, guitarrinhas lisérgicas, sax pulsante - um osso suculento!

Ficam aí, então, esses dois presentes natalinos, pra quem não tem medo de pelos, sarna, mordidas e lambidas. Aliás, presentes não muito natalinos, mas pelo menos eu não postei "Papai Noel, velho batuta", que diz umas tristes verdades sobre o Natal. O que me dá o ensejo para, assim como comecei, terminar com um, agora, sublimemente vagabundo Norman Rockwell (ladeado por um menos conformado Hulkabilly).



(gracias ao grande Hulk!)

                  

2 comentários:

  1. Já ia me esquecendo: o site dos Kães: http://www.kaesvadius.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deveria ter dito isso no post: que há Chevrons e Chevrons, e o dos Radiators não tem a nada a ver (suponho!!!) com a empresa estadunidense que causou o desastre ambiental no Rio. Um merece louvor, e a outra precisa assumir e arcar com as consequências do desastre, como, ao que parece, as autoridades brasileiras estão dispostas a exigir. Como compensação pela distinção tardia, dou como bônus um link para o belíssimo disco solo de Phil Chevron, The Captain and the Kings, onde o rock abre espaço para um trabalho quase erudito: https://rs419tl2.rapidshare.com/#!download|419l3|88275851|ppcChev83CaptKinImp7.rar|21204|R~EA9F9B1F8F68BC8CC4B2765A97F74E33|0|0

    ResponderExcluir